sábado, 3 de agosto de 2013

Linha CG 2014: A Honda Movimenta o Mercado


honda cg 1 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

Fotos: Roberto Severo/ Divulgação

CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

Julho de 2013… Mistério durante o voo para Pernambuco. Praia da Boa Viagem, e durante a plenária no CETH (Centro de treinamento da Honda), 4 objetos de duas rodas sobre o palco fantasiados de lençóis brancos. Conforme o Alfredo da Honda ia apresentando os modelos, as motos eras desnudadas e levadas ao centro do palco. Honda apresentou um a um os modelos da CG 2014 que trazem design diferente e soluções para melhora da dirigibilidade e segurança. Não foi uma mera maquiagem, mas sim, uma reestruturação, uma reformulação da linha de maior sucesso da marca. Propositadamente deixamos as fotos de cada modelo para o final do texto, abaixo do quadro comparativo.
honga cg 2 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

A Honda iniciou neste ano mais um ciclo da família CG, uma das mais bem-sucedidas da marca. Reformulada para os modelos CG 125 Fan, CG 150 Fan e CG 150 Titan, traz as diferenciais em design e tecnologia voltadas para a funcionalidade. A linha 2014 conta agora com os seguintes modelos e versões: CG 125 Fan (KS/ES/ESD), CG 150 Fan (ESDi) e CG 150 Titan (ESD/EX).
Visual Modernizado e funcional
Os modelos ganham novo conjunto ótico, que, conforme test-ride que fizemos ficou muito funcional, sem mudar as lâmpadas, somente a forma de refletir a luz. Os piscas também atendem às normas ECE de iluminação. Além disso, cada versão conta com detalhes característicos. A CG 125 Fan KS apresenta um tanque exclusivo e as versões 125 Fan (ES e ESD), CG 150 Fan ESDi e CG 150 Titan (todas as versões) tem carenagens adicionais incorporadas à peça principal, acentuando a esportividade e conferindo mais porte aos modelos.
A tampa lateral, produzida para harmonizar com as linhas da motocicleta, estará disponível na cor preta para as CGs Fan (125 e 150) e pintada na Titan. Aliás, neste modelo, a peça terá um design diferenciado, harmonizando com o design da carenagem do tanque. A Titan também contará com rodas de liga leve em desenho especial (versão EX) e pedaleiras exclusivas, além de saída de escapamento maior com design diferenciado.
Todos os modelos dispõem de lanterna traseira com visual exclusivo, inspirado nas peças em LED de motocicletas de alta cilindrada da marca.  Parte da identidade da família, a linha CG é referência em robustez mecânica, perfeita para quem usa no dia a dia ou para trabalho.
O novo painel de instrumentos agora é totalmente digital, integrado à carenagem, com aferição eletrônica de velocidade, a partir de sensor instalado no câmbio, diferentemente dos modelos mais antigos, a cabo de aço, ligado à roda dianteira. Na CG 125 Fan, o painel digital ainda contém velocímetro e hodômetro total. O modelo CG 150 Fan conta ainda de trip parcial e marcador de combustível. Já a CG 150 Titan traz relógio e um diferencial de design, com a luz em tom azul, inspirado nos modelos esportivos da marca.
Os comandos de seta e buzina foram reposicionados, uma aproximação aos modelos de alta cilindrada. Para ser sincero, não gostei muito deste último quesito, reposicionando e invertendo a alavanca de pressão da buzina.
Motorização confiável e eficiente
A linha CG ainda será oferecida com suas duas tradicionais opções de motorização: 125cc e 150cc, conhecidas pela sua eficiência, baixo custo de manutenção e economia de combustível. Com um novo projeto de chassi, os novos modelos estão quatro quilos mais leves, o que trará melhora de consumo, a ciclística e a dirigibilidade, garantindo um comportamento ainda mais ágil em manobras urbanas.
A segurança também é um ponto de suma importância para o projeto da nova CG. Por isso, a partir desta geração, a Honda trará pela primeira vez a opção de freio a disco na dianteira da CG 125 Fan ESD. Os modelos CG 150 Fan e CG 150 Titan (todas as versões) também contarão com este sistema. Além disso, o conjunto também está mais suave, com acionamento progressivo, tornando as frenagens mais seguras para iniciantes nas duas rodas. A estabilidade e o conforto também foram melhorados com um novo acerto de suspensão, por meio de ajustes de compressão e retorno dos amortecedores nos modelos de 150cc.

Test-Ride

Embaixo de muita chuva, fizemos um test-ride na pista do CETH, testando e comparando os modelos antigos com os novos. A pista molhada até ajudou, e pudemos atestar que as alterações foram realmente efetivas, melhorando a ciclística, frenagem, e design. Veja as fotos:
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honda cg 4 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

Conclusão

Era de se esperar que a montadora fizesse alterações necessárias para acompanhar a demanda do mercado e dos milhares de motociclistas que utilizam estes modelos não somente para o transporte, mas para o lazer e trabalho. Estas alterações deve fazer se não uma (h)onda, uma marola que as outras marcas deve surfar também. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Abaixo segue uma tabela resumindo as modificações:
Apresentação1 546x410 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas
As aguardadas fotos dos novos Modelos da CG:

CG FAN 125 ES

honda cg tanque CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

CG Fan 125 ESD

honda cg CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

CG FAN 150 ESDi

honda cg1 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

CG FAN 125 KS

honda cg fan ks CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

CG TITAN ESD

Untitled 1 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

CG TITAN EX

honda cg2 CG: uma Honda no Oceano das Pequenas

Fiquem ligados que teremos mais novidades e mais fotos, com os detalhes de cada moto!